top of page
Buscar

Respira e não pira: exercícios de respiração para acalmar o corpo e a mente

Foto do escritor: Vanessa Y. SuzukiVanessa Y. Suzuki

Desde o início do ano, vivemos tempos difíceis, que exigem muita sabedoria, foco e mindfulness. Conversando com amigos, colegas e familiares, costumo compartilhar as minhas experiências com as mudanças que aconteceram no meu trabalho, no meu corpo e na minha mente. Frequentemente, o que ouço como resposta são histórias sobre como a incerteza do mundo em que vivemos hoje sobrecarrega o nosso dia a dia.



Quando estamos rodeados por inseguranças, é fácil se sentir sufocado, sem chão. Refletindo sobre isso, eu decidi dividir com você algumas técnicas de respiração que aprendi ao longo da vida, estudando e descobrindo as práticas de mindfulness que me ajudam a manter o foco todos os dias.


A ideia destes exercícios é te ajudar a relaxar o corpo e a mente, conforme você diminui e controla o ritmo da respiração e manda mais oxigênio ao cérebro, promovendo um estado de tranquilidade.


Respiração contada


Essa técnica é exatamente como o nome diz: contar o tempo e criar um ritmo de respiração. Eu, normalmente, respiro fundo e inalo por quatro segundos, seguro o ar por quatro segundos e, em seguida, exalo e solto o ar por quatro segundos. O tempo, é claro, vai depender de cada um, o importante é manter o ritmo. A beleza desta técnica está na simplicidade.


Respiração oceânica


Uma das minhas principais fontes de inspiração é o mar. Já falei sobre isso neste episódio do meu podcast Nutrição à Flor da Pele. Por isso, essa técnica me encanta ainda mais.

Feche os olhos e imagine as ondas do mar indo e vindo, sem parar e sempre fluindo naturalmente.


Seguindo o ritmo das ondas, respire profundamente e sem pausas. Repita o processo até que a serenidade das ondas do mar tome conta da sua respiração, promovendo calma e paz de espírito.


Respiração alternando as narinas


Sente-se em uma posição confortável, com as costas eretas e joelhos lado a lado. Com o dedão direito, feche a narina direita e inale profundamente. Em seguida, antes de soltar o ar, solte a narina direita, feche a esquerda e exale. Você pode repetir o processo durante cinco minutos.


Essa é uma técnica de respiração muito eficaz no controle da ansiedade, porque nos faz prestar atenção no ritmo da respiração e esquecer os problemas, mesmo que durante cinco minutinhos. Além de acalmar a mente, essa técnica também restaura o equilíbrio entre as funções do nosso cérebro e preserva o sistema nervoso.


Acredito que estas técnicas de respiração podem funcionar, também, como um mecanismo de defesa do corpo e da mente, fomentando o bem estar e a saúde mental. No entanto, lembre-se de sempre procurar um profissional qualificado, com experiência para acompanhar você na sua jornada em busca de mindfulness.


Com muita energia, Vanessa Suzuki.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page